Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O Tribunal de Justiça de São Paulo assina compromisso de adesão às Diretrizes Nacionais do Feminicídio, elaboradas pela ONU

Publicado por Márcia de Melo
há 7 anos

O Tribunal de Justia de So Paulo TJSP assinou na quinta-feira 9 compromisso de adeso s Diretrizes Nacionais do Feminicdio elaboradas pela ONU


Fonte: Informações da assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) assinou na quinta-feira (9) compromisso de adesão às Diretrizes Nacionais do Feminicídio, elaboradas pela ONU para investigar, processar e julgar as mortes violentas de mulheres com perspectiva de gênero. Com a adesão, o TJSP afirma que irá buscar conscientizar os agentes do sistema de Justiça sobre a necessidade de atuação específica e direcionada, desde o correto registro até o julgamento do feminicida.

Na ocasião também foi lançada a campanha “Isso tem nome: feminicídio”, formulada pelo tribunal. Com peças de certidões de óbito estilizadas, o TJSP traz nomes fictícios e tipos de mortes reais mais comuns, como estrangulamento, facadas, tiros e agressões.

A assinatura do compromisso aconteceu no gabinete do presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, e a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

Para a desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Poder Judiciário (Comesp), a assinatura “representa mais um passo do Poder Judiciário paulista no enfrentamento da violência contra as mulheres”. Nadine Gasman falou sobre o empenho do Brasil no combate à violência de gênero e de sua alegria com a adesão do TJSP, maior tribunal do país, às diretrizes da ONU. “A punição do agressor também é uma forma de prevenção do feminicídio”, destacou.

https://www.youtube.com/embed/bI9XhePyhWc

http://justificando.cartacapital.com.br/2017/03/13/tjsp-adere-diretrizes-da-onu-contra-feminicidio/

Notícia replicada do site Justificando, todos os direitos autorais reservados ao site.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Trabalho
  • Publicações88
  • Seguidores218
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-tribunal-de-justica-de-sao-paulo-assina-compromisso-de-adesao-as-diretrizes-nacionais-do-feminicidio-elaboradas-pela-onu/438187263

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)